quinta-feira, 20 de março de 2008

Biólogos

Magda Tubino Fernandes de Andrade
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).
Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Assistente da Universidade Veiga de Almeida.
Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: estado do rio de janeiro, camarão-rosa, baía de guanabara, fauna acompanhante e sardinha-verdadeira.

Marcelo Szpilman.
Mergulhador há mais de 30 anos, é Biólogo Marinho formado pela UFRJ e tem Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ.
Com respeitada atuação na área ambiental há mais de 17 anos, Marcelo Szpilman é um dos biólogos marinhos mais conhecidos em todo o país. Por ser um dos maiores especialistas no Brasil em peixes e tubarões, é sempre muito requisitado para ministrar palestras por todo o Brasil (já foram ministradas mais de 80 palestras) e para conceder entrevistas nos mais importantes programas jornalísticos e de entrevistas, como o Programa do Jô, Programa Livre, Almanaque, Dois na Bola, Jornal da Noite, Jornal da Band, Comentário Geral, Zona de Impacto, Sem Censura, RJ TV, Bom Dia Rio, Jornal Nacional e Fantástico, quando apresentou o Programa Os 10 tubarões mais Perigosos por dez domingos consecutivos. Fora isso, costuma ser chamado para dar consultoria técnica para os programas do Discovery Channel, como a Semana do Tubarão, e para o Fantástico, como o Programa Planeta Terra apresentado em diversos domingos consecutivos.
Além das centenas de matérias, artigos e entrevistas sobre a natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas (Veja, Época, IstoÉ, Galileu, Superinteressante, Náutica) e jornais (O Globo, Jornal do Brasil, Estadão, O Dia) e no Informativo do Instituto Ecológico Aqualung, Marcelo Szpilman é também autor dos mais conhecidos livros publicados no Brasil sobre fauna marinha. Seus Livros GUIA AQUALUNG DE PEIXES - Guia Prático de Identificação dos Peixes do Litoral Brasileiro, editado em 1991, sua versão em inglês AQUALUNG GUIDE TO FISHES, editado em 1992, o livro SERES MARINHOS PERIGOSOS - Guia Prático de Identificação, Prevenção e Tratamento, editado em 1998/99, o livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL - Guia Prático de Identificação, editado em 2000/2001 e o livro TUBARÕES NO BRASIL - Guia Prático de Identificação, editado em 2004, estão catalogados e disponíveis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a maior e mais prestigiada biblioteca do mundo. Os dois últimos livros, Peixes marinhos do Brasil e Tubarões no Brasil, são usados como referência para as traduções dos programas do Discovery Channel e Animal Planet. Além disso, Marcelo Szpilman lançou recentemente, em parceria com o mergulhador-cinegrafista Gabriel Ganme, o DVD Mergulhando com os Tubarões - Expedição à África com o objetivo de desmitificar os tubarões e mostrar que é perfeitamente possível mergulhar com esses seres maravilhosos.
Por Decisão da Diretoria da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos o livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL foi ADOTADO em 2001 como PADRÃO OFICIAL para a classificação dos espécimes de água salgada. Conforme consta no referido documento, toda e qualquer homologação de recorde brasileiro deverá se orientar e seguir a classificação adotada pelo livro PEIXES MARINHOS DO BRASIL.
Atualmente, Marcelo Szpilman é diretor do Instituto Ecológico Aqualung (criado por ele e pelo Luca Padovano em 1994), Editor e Redator do Informativo do citado Instituto, diretor do Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA), membro da Comissão Científica Nacional (COCIEN) da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS) e membro da Comissão Carioca de Promoção e Defesa dos Animais.

Nenhum comentário: