domingo, 13 de abril de 2008

Células-tronco x Ética

Debate
Opinar sobre qualquer assunto requer conhecimento profundo sobre o que nos é apresentado. Como aqui, estamos abordando o tema "Células-tronco x Ética", é conveniente que, em primeiro lugar, esclareçamos o que vem a ser células-tronco.
Células-tronco também conhecidas como células-mãe ou estaminais, são células que conseguem se multiplicar e diferenciar-se em diversos tecidos. Estas células podem ser de dois tipos: adultas e embrionárias. As adultas são encontradas em várias partes, e as da medula óssea e do cordão umbilical são as mais usadas e têm capacidade de diferenciação limitada. As células-tronco adultas são obtidas do próprio paciente e não têm risco de rejeição. Já as embrionárias são retiradas de embriões e têm reconhecida capacidade de gerar todos os órgãos humanos, sendo, então,as mais requisitadas pelos cientistas e as que têm provocado um grande embate entre governo, pesquisadores, civis e Igreja.
Sabe-se que essas células (embrionárias) surgem nos primeiros dias de desenvolvimento do embrião, qunado este, atinge cerca de cem células, na fase blastocística. Há duas formas de obter as células para pesquisa: uma delas, é por meio de embriões resultantes da fertilização in vitro, que sejam inviáveis ou que estejam congelados a mais de 3 anos e que sejam autorizados pelos seus genitores. A outra forma de se obter células-tronco é por meio da clonagem. Porém, no Brasil, só a primeira forma é permitida e legalizada pela, então, Lei de Biossegurança.
O embate é causado pela utilizaçãodos embriões, que está diretamente relacio ao aspecto VIDA. Para uns, as pesquisas com as células são de grande importância, já que significam a cura de muitas doenças (como doenças degenerativas e cardíacas). Por outro lado, existem aqueles que são contrários e alegam um desrespeito ao direito de viver.
É nesse ponto que inserimos a questão da ética e nos perguntamos: como chegarmos a um consenso em relação às células-tronco sob um ponto de vista ético
É certo que se trata de uma questão bastante complexa., na medida que abrange outros diversos aspectos como o uso de embriões, fertilização in vitro, vida, morte, cura, direitos, princípios, religião, dentre outros.
Também não nos resta dúvidas de que este tipo de célula é algo que veio revolucionar anos de pesquisas e que resultou numa surpreendente fonte de esperança tanto para cientistas quanto para aqueles que necessitam de uma cura.
Somos favoráveis e consideramos ético a utilização de células-tronco para pesquisas e suas posteriores aplicações, desde que estas, se baseiem na legalidade, já que as células a serem utilizadas são células inviáveis e portanto não são capazes de gerarem uma vida, e esta dá-se no momento da implantação do zigoto na parade uterina de uma mulher. Não se trata, portanto, de um atentado a vida, muito pelo contrário, destas células estão a esperança de cura de muitas doenças, o que promoveriam o início de uma nova vida para muitos. Além disso, é imprescindível o esclarecimento pleno de todos os procedimentos que envolvam as células-tronco a fim de tornar as informações acessíveis a todos.
Concluímos, então, que a questão é mais intrigante do que pensávamos. Porém, ao constatarmos que trata-se de um ponto crucial no desenvolvimento da ciência e que, este representa um grande avanço no que diz respeito à promoção da saúde humana, não há como discordar ou estabelecer uma relação com morte, e sim, relação a favor da vida, já que há implicações positivas na saúde e consequentemente no bem-estar de muitos.


Escrito por Taciana e Priscilla.

2 comentários:

Anônimo disse...

COMO POSSO SABER SE O EMBRIÃO USADO NAS PESQUISAS ERA REALMENTE INVIÁVEL?

Anônimo disse...

Também gostaria de saber !